- Luciano Ferreira
- 24/06/2026
- Deixar Comentário

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Ibrahim Neto utilizou a tribuna para abordar temas de relevância social, como a proteção dos idosos, o combate às drogas e os benefícios da recém-inaugurada Praça São Pedro para a população codoense.
O parlamentar iniciou seu pronunciamento destacando o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. Ibrahim ressaltou a importância da data como forma de alertar a sociedade sobre casos de abuso, discriminação e maus-tratos enfrentados por muitos idosos. Segundo o vereador, é fundamental que familiares e cuidadores garantam atenção, carinho e acolhimento àqueles que tanto contribuíram para a formação das gerações atuais. “Precisamos cuidar dos nossos idosos para que eles tenham um envelhecimento digno, cercado de amor, respeito e atenção. Eles merecem todo o nosso reconhecimento e cuidado”, afirmou.
Nova Praça do Bairro São Pedro, mais um espaço para as famílias codoenses
Ao relacionar o tema à realidade do município, Ibrahim Neto destacou a inauguração da Praça São Pedro, entregue recentemente pela gestão do prefeito Chiquinho FC. Para o vereador, o novo espaço representa um importante ponto de convivência e lazer para a população, especialmente para os idosos. “Fiquei muito feliz ao ver muitos idosos aproveitando aquele espaço. É um ambiente onde poderão realizar atividades físicas, conversar, interagir com outras pessoas e desfrutar de momentos de lazer. Como morador da região de São Pedro, fico muito satisfeito em ver essa conquista para a comunidade”, declarou.
Poder público e sociedade unidos no combater as drogas
Em outro momento de sua fala, o parlamentar chamou atenção para o Dia Internacional de Combate às Drogas, ressaltando os impactos negativos que a dependência química provoca nas famílias e na sociedade. Ibrahim Neto enfatizou que o enfrentamento ao problema não deve ser responsabilidade apenas do poder público, mas também de toda a sociedade. “As drogas destroem vidas, comprometem a saúde mental, afetam as relações familiares e causam inúmeros prejuízos sociais. Cada cidadão pode contribuir para orientar, acolher e ajudar alguém a sair desse caminho”, destacou.
O vereador também fez referência ao trabalho desenvolvido em Codó por instituições que atuam na recuperação de dependentes químicos, citando o projeto liderado pelo Padre Orlando, que acolhe pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Para Ibrahim, iniciativas como essa merecem apoio e valorização da população, pois desempenham um papel fundamental na recuperação de vidas e no fortalecimento das famílias. Encerrando seu pronunciamento, o parlamentar desejou um bom trabalho aos colegas vereadores e reforçou a importância de ações coletivas voltadas à promoção da dignidade humana, da saúde e do bem-estar social no município.
- Luciano Ferreira
- 24/06/2026
- Deixar Comentário

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Teonilo do Garra destacou importantes obras executadas pela gestão municipal e chamou a atenção para os problemas enfrentados pela população em decorrência das constantes interrupções causadas pelos trens da Transnordestina na área urbana da cidade.
Importantes obras da Gestão Fé, Trabalho e Futuro
Inicialmente, o parlamentar parabenizou o prefeito Chiquinho FC pelos investimentos em infraestrutura e urbanização de diversos bairros do município. Teonilo ressaltou a inauguração da Praça no Bairro São Pedro, considerada por ele uma importante conquista para os moradores da região. “Depois de muitos anos de espera, hoje a população conta com uma praça bonita e bem estruturada. Além disso, várias ruas estão recebendo bloquetes e melhorias que garantem mais qualidade de vida para os moradores”, destacou.
O vereador também anunciou novas obras previstas para os bairros São Francisco e São Benedito. Segundo ele, diversas ruas do São Francisco receberão pavimentação asfáltica, enquanto no São Benedito serão realizadas intervenções na Avenida São Benedito, na Avenida Dr. José Anselmo e em várias travessas.
População clama por solução aos problemas causados pela manobra do trem no centro de Codó
Ao abordar outro tema, Teonilo do Garra manifestou preocupação com os inúmeros transtornos causados pela operação de manobra e permanência dos trens da Transnordestina parados no centro da cidade, principalmente nos horários de maior movimento. O parlamentar afirmou que tem recebido reclamações frequentes da população devido ao longo tempo em que as composições permanecem paradas, dificultando o deslocamento de motoristas, motociclistas e pedestres.
“O direito de ir e vir é garantido pela Constituição. No entanto, em Codó, muitas pessoas acabam perdendo compromissos ou enfrentando grandes atrasos porque os trens ficam parados por horas, justamente nos horários de pico, quando pais estão buscando seus filhos nas escolas ou trabalhadores estão se deslocando para suas atividades”, ressaltou.
Diante da situação, Teonilo sugeriu que a Câmara Municipal se mobilize para buscar uma solução junto à concessionária responsável pela ferrovia. Entre as propostas defendidas pelo vereador está a definição de horários específicos para a circulação, além de outro local, fora do perímetro urbano, para manobras e paradas dos trens, evitando maiores prejuízos à mobilidade urbana. “Precisamos unir forças e buscar providências. A população não pode continuar sendo prejudicada diariamente por essa situação. É necessário encontrar alternativas que reduzam os transtornos e garantam mais fluidez ao trânsito da nossa cidade”, concluiu o vereador.
- Luciano Ferreira
- 23/06/2026
- Deixar Comentário
Município se consolida no estado com o maior número de beneficiários inseridos no programa

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, realizou a entrega de 53 kits aos participantes do Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social, iniciativa do Governo do Estado do Maranhão voltada à promoção de oportunidades para os jovens maranhenses.
A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da sede administrativa do município e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal da Juventude, Valdeci Calixto, além dos jovens beneficiados pelo programa.

O Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social é desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), e tem como objetivo proporcionar experiência profissional a estudantes e jovens em início de carreira por meio de estágios em órgãos públicos estaduais e municipais.
Na edição de 2026, Codó alcançou um importante destaque estadual ao ocupar o primeiro lugar entre os municípios do interior do Maranhão em número de participantes. Atualmente, mais de 80 estagiários estão atuando em repartições estaduais e municipais, consolidando o município como o maior beneficiário do programa entre as cidades do interior maranhense.

Com duração de 10 meses, o estágio oferece uma bolsa mensal de R$ 600 aos participantes, que desenvolvem atividades de apoio nos órgãos públicos, adquirindo conhecimentos práticos e experiência profissional.
Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC destacou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para ampliar as oportunidades destinadas à juventude codoense. Na ocasião, ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo apoio e compromisso com as políticas públicas voltadas para os jovens.
“O Programa Trabalho Jovem representa uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho, permitindo que nossos jovens adquiram experiência profissional e ampliem suas perspectivas para o futuro”, destacou o gestor municipal.
De acordo com a Secretaria Municipal da Juventude, o programa representa, para muitos jovens, a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, contribuindo para a formação profissional e para o desenvolvimento de novas habilidades.
A entrega dos kits simboliza mais uma etapa do compromisso da gestão municipal e do Governo do Estado com a valorização da juventude, fortalecendo políticas públicas que promovem inclusão, qualificação e geração de oportunidades para os jovens codoenses.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó
- Luciano Ferreira
- 23/06/2026
- Deixar Comentário

O pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PSOL, Enilton Rodrigues, foi o entrevistado do quadro Conversa Franca, apresentado pelo jornalista Genivaldo Cobra. Durante a entrevista, ele compartilhou sua trajetória pessoal, falou sobre educação, política e os desafios enfrentados ao longo da vida.
Natural de Arame, Enilton relembrou as dificuldades de acesso à educação nas décadas de 1960, 1970 e 1980, período em que, segundo ele, estudar ainda era um privilégio para poucos brasileiros. Neto do paraibano Sebastião Lourenço, natural de Campina Grande, o pré-candidato contou que conseguiu concluir os estudos apenas até a antiga 8ª série (atual 9º ano) em sua cidade natal.
Filho de trabalhador rural, Enilton destacou que foi o primeiro entre os irmãos a prestar vestibular para uma universidade federal. Ele afirmou ter sido vítima do descaso histórico com a educação pública e ressaltou que, em sua juventude, havia poucas políticas públicas voltadas para a área.
Ao comentar sua trajetória, relatou que se mudou para Brasília no ano 2000, onde concluiu o Ensino Médio e, posteriormente, formou-se em Engenharia pela Universidade de Brasília.
Durante a entrevista, Enilton também elogiou políticas educacionais implementadas durante os governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando a importância de iniciativas que ampliem o acesso à educação para a população de baixa renda.
Ao explicar sua entrada na política, afirmou que as transformações individuais são importantes, mas que mudanças mais amplas e estruturais dependem da participação política. Ele também esclareceu que nunca foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), tendo mantido sua trajetória partidária exclusivamente no Partido Socialismo e Liberdade. Segundo ele, embora existam divergências entre PSOL e PT, também há pontos de convergência em pautas de interesse social.
Confira a entrevista na íntegra disponibilizado no canal do YouTube do portal do Marcos Freitas:
- Luciano Ferreira
- 23/06/2026
- Deixar Comentário

O futebol feminino de Codó viveu um momento especial com a realização de uma avaliação técnica conduzida pelo professor Rondinelli, representante da equipe feminina da Ferroviária de Araraquara, uma das maiores referências da modalidade no Brasil. A iniciativa reuniu jovens atletas codoenses em busca de uma oportunidade de mostrar seu talento e, quem sabe, dar um importante passo rumo ao futebol profissional.
Durante o evento, autoridades, apoiadores e representantes do esporte local destacaram a importância da ação para o fortalecimento do futebol feminino no município. O vereador Nunes do Náutico agradeceu a presença da equipe da Ferroviária e ressaltou o empenho de todos os envolvidos na realização da avaliação. “Quero agradecer ao professor Rondinelli por se mobilizar e vir de Araraquara até Codó para realizar esse trabalho com nossas meninas. Sabemos das dificuldades e da necessidade de ampliar as oportunidades para o futebol feminino. Estamos abrindo portas e criando novas perspectivas para essas atletas”, destacou.
Revelando os talentos codoenses
O professor Rondinelli elogiou a qualidade das jovens atletas avaliadas e reforçou o compromisso da Ferroviária em identificar novos talentos pelo país. Segundo ele, o clube mantém um projeto de observação técnica que busca oportunidades para meninas que sonham em construir uma carreira no esporte. “O que vimos aqui foram atletas de qualidade e um trabalho muito bem desenvolvido. Tudo isso contribui para o crescimento do futebol feminino. Já tivemos a experiência de contar com uma atleta de Codó em nosso clube e esperamos que outras meninas também possam alcançar esse objetivo”, afirmou.
A iniciativa contou ainda com o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, reconhecidos pelo incentivo às ações esportivas no município. O evento reforça o compromisso de promover o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e geração de oportunidades para a juventude codoense.
A avaliação representa mais um passo importante para o fortalecimento do futebol feminino em Codó, incentivando novas atletas a acreditarem em seus sonhos e mostrando que, com dedicação e apoio, é possível alcançar grandes conquistas dentro e fora dos gramados.
- Luciano Ferreira
- 23/06/2026
- Deixar Comentário

A Justiça condenou, na madrugada desta terça-feira (23), Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos de prisão em regime fechado pelo envenenamento que provocou a morte de duas crianças e deixou uma mulher gravemente ferida em Imperatriz, no Maranhão.
O caso teve grande repercussão após as vítimas consumirem um ovo de Páscoa contaminado com chumbinho, enviado à residência da família em abril do ano passado. Morreram Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos. A mãe das crianças, Mírian Lira, também ingeriu o chocolate, ficou internada por vários dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas sobreviveu.
Segundo a sentença, o crime foi motivado por ciúme e vingança. Jordélia era ex-companheira do homem que mantinha relacionamento com Mírian na época dos fatos.
Durante o julgamento, a Justiça reconheceu as qualificadoras de motivo torpe, uso de veneno, dissimulação e o fato de as vítimas serem menores de 14 anos. Além da pena de prisão, foi determinada indenização por danos morais aos familiares das vítimas.
O juiz também manteve a prisão preventiva da condenada, determinou o cumprimento imediato da pena e negou o direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
De acordo com as investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Maranhão (MPMA), Jordélia teria planejado o crime com antecedência. Ela saiu de Santa Inês com destino a Imperatriz, hospedou-se em um hotel utilizando identidade falsa e contratou um motoboy para entregar os chocolates à família.

Os ovos de Páscoa foram enviados acompanhados de um bilhete com a mensagem: “Com amor para Mirian Lira. Feliz Páscoa!!!”. Após consumirem o produto, as vítimas passaram mal e foram encaminhadas para atendimento médico.
As investigações apontaram que o chocolate continha chumbinho, substância tóxica utilizada ilegalmente como raticida. Presa desde 2025 em uma unidade prisional feminina de São Luís, Jordélia respondeu por dois homicídios qualificados e uma tentativa de homicídio.
Em depoimento, ela admitiu ter comprado e enviado o ovo de Páscoa, mas negou ter colocado veneno no produto. A versão, entretanto, foi rejeitada pelas autoridades responsáveis pela investigação e pelo julgamento.
Fonte: G1 MA
- Luciano Ferreira
- 22/06/2026
- Deixar Comentário

O fortalecimento da participação feminina no agronegócio foi tema de uma importante reunião das Mulheres do Agro de Codó, que reuniu lideranças estaduais, representantes de entidades do setor e mulheres empreendedoras em um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da categoria.
A programação teve início às 18h30, com a recepção das participantes e abertura oficial do evento. Na ocasião, foram abordados temas sobre a importância da atuação das mulheres no desenvolvimento do agronegócio e a necessidade de ampliar espaços de representatividade e fortalecimento da classe.

Entre as autoridades e representantes convidadas para a abertura estavam Raimundo Coelho, presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR; Iedo Barros, presidente do SINCODO; Christiane Gadelha, assessora especial da SAGRIMA; Keyssiane Soeiro, vice-presidente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro; Inalda Béder, presidente da Comissão de Codó; e Shirley Bruzaca, representante da Ação Pela Cidadania – Natal Sem Fome.
Uma verdadeira transformação no campo
O presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, destacou a trajetória de mobilização que vem sendo construída no estado, a partir da criação de comissões femininas em sindicatos rurais e da articulação promovida pelo Sistema FAEMA/SENAR, em parceria com a CNA. Ele afirmou que o movimento o movimento representa uma verdadeira transformação no campo.
“É um orgulho para mim, toda vez que eu vou em encontros das mulheres do agro. Neste momento, nós estamos aqui nesse encontro das mulheres do agro de Codó. Aí me faz lembrar, enquanto a gente teve a ideia de formar uma comissão das mulheres do agro em cada sindicato do estado do Maranhão. Com isso, nós levamos uma boa amostra das mulheres do agro do estado do Maranhão para uma discussão e boas palestras em São Luís, momento em que foram escolhidas as representantes do Maranhão na organização das mulheres do agro, na comissão das mulheres do agro estadual para Brasília. Então, uma delas está aqui, que é a Keisianne, ao lado das representantes das comissões e da nossa presidente Inalda, aqui de Codó, que estão fazendo uma revolução”, afirmou
A programação contou ainda com apresentações institucionais, espaço para diálogo e um momento especial dedicado à filiação ao SINCODO. Durante essa etapa, foram apresentados os benefícios e as oportunidades oferecidas às novas associadas, além da disponibilização de formulários e orientação para as interessadas em integrar a entidade.

Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó – A Força Jovem no Agro
O encontro também apresentou registros fotográficos, produção de vídeos para divulgação do Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó – A Força Jovem no Agro e a realização da tradicional foto oficial do grupo Mulheres do Agro de Codó, simbolizando a união e o espírito colaborativo das participantes.

“Hoje aqui reunimos a Comissão das Mulheres do Agro de Codó, um momento importante para que as mulheres possam fazer parte oficialmente do sindicato dos produtores rurais de Codó e nós temos a nossa comissão oficializada pela FAEMA Senar ligada a CNA. Esse foi um momento também de participação das mulheres na construção do nosso encontro regional e é o que acontecerá na 52ª ExpoCodó, este evento que é o Encontro Regional das Mulheres do Agro acontecerá em 5 de agosto, e mostrando que as mulheres estão engajadas, estão participando e se preparando para acolher todas as mulheres que vêm de outras comissões para participar deste evento aqui conosco. É um momento especial, para pensar o futuro da Comissão das Mulheres do Agro de Codó, que cada vez mais avançar”, declarou Inalda Beder, presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Codó.
Encerrando a programação, foi servido um lanche de confraternização, proporcionando um ambiente de interação, troca de ideias e fortalecimento dos laços entre as mulheres que contribuem diariamente para o crescimento do agronegócio no município e na região. O evento reafirmou o compromisso das entidades organizadoras com a valorização do protagonismo feminino e com a construção de uma rede cada vez mais forte e participativa no setor agropecuário.
- Luciano Ferreira
- 22/06/2026
- Deixar Comentário

O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) ajuizou uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra a presidente da Câmara Municipal de Buriticupu, Vanusa Ibiapino Sousa Fernandes, a ex-secretária municipal de Educação, Salma Sousa Torres, e a servidora pública Kelly Ibiapino Sousa. Segundo o órgão, as irregularidades investigadas teriam causado prejuízo de R$ 238.969,91 aos cofres do município.
A investigação teve início após uma denúncia encaminhada à Ouvidoria do Ministério Público. De acordo com a apuração, Vanusa Ibiapino teria recebido remuneração como professora da rede municipal, com carga horária de 40 horas semanais, sem comprovação do efetivo exercício das atividades, ao mesmo tempo em que exercia o mandato de vereadora e a presidência da Câmara Municipal.
Conforme o promotor de Justiça Felipe Augusto Rotondo, registros de frequência referentes ao período de janeiro a outubro de 2025 indicavam presença integral da servidora. No entanto, relatos colhidos pelo Ministério Público junto à direção da escola e funcionárias da unidade apontam que a vereadora não comparecia ao local de trabalho. Além disso, não teriam sido encontrados documentos pedagógicos, como diários de classe e planos de aula, que comprovassem a atuação profissional.
As investigações também apontam que Kelly Ibiapino Sousa, irmã da vereadora, exercia função de gestão escolar e participava do processo de validação dos registros de frequência. Já a então secretária de Educação, Salma Torres, é apontada pelo MP como responsável por manter ou formalizar a situação considerada irregular.
Outro ponto destacado na apuração envolve a atuação de Vanusa Ibiapino no programa Busca Ativa Escolar. Informações repassadas pela plataforma vinculada ao Unicef indicam que o cadastro da servidora só foi realizado em novembro de 2025 e que não houve registro de atividades efetivas no sistema.
Durante as investigações, uma Comissão Especial de Sindicância Administrativa reconheceu a ausência de comprovação regular do trabalho e apontou o ressarcimento parcial de R$ 63.761,70 aos cofres públicos. Para o Ministério Público, no entanto, o valor não afasta a necessidade de reparação integral do suposto dano.
Na ação, o MP-MA pede à Justiça a indisponibilidade dos bens das envolvidas até o montante de R$ 238.969,91, além da condenação por improbidade administrativa. Entre as sanções previstas estão ressarcimento integral ao erário, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público.
Além da esfera cível, a 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu também apresentou denúncia criminal contra as três investigadas. Elas foram denunciadas pelos crimes de peculato-desvio em continuidade delitiva e falsidade ideológica. Vanusa Ibiapino e Salma Torres ainda respondem por uso de documento ideologicamente falso.
As acusadas terão direito à ampla defesa e ao contraditório durante o andamento dos processos judiciais.
Fonte: MP-MA
- Luciano Ferreira
- 22/06/2026
- Deixar Comentário

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu cassar os mandatos do prefeito de São João Batista, Emerson Lívio Soares Pinto, conhecido como Mecinho (Republicanos), e do vice-prefeito William Penha Barros (PSDB). A Corte também determinou a realização de novas eleições no município após reconhecer a prática de abuso de poder político e conduta vedada durante as eleições de 2024. Ainda cabe recurso da decisão.
De acordo com o julgamento, a gestão municipal realizou a contratação irregular de servidores temporários durante período proibido pela legislação eleitoral. Conforme apontado no processo, cerca de 588 contratações foram efetuadas ao longo do ano eleitoral.
A relatora do caso, a juíza Rosângela Prazeres, entendeu que as admissões não se enquadravam em situações excepcionais que justificassem as contratações. O voto também destacou que as nomeações teriam sido mantidas mesmo após decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão suspendendo a lei municipal que autorizava as contratações.
Outro elemento levado em consideração pelos magistrados foram informações encaminhadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Segundo os dados analisados, parte da movimentação de pessoal não possuía registros oficiais, o que indicaria a existência de uma folha de pagamento paralela sem o devido controle dos órgãos fiscalizadores.
Com a decisão, Mecinho teve o mandato cassado e foi declarado inelegível por oito anos. Já o vice-prefeito William Penha Barros também perdeu o diploma, mas manteve os direitos políticos por não ter sido considerado responsável direto pelas irregularidades, sendo apontado apenas como beneficiário da conduta atribuída ao prefeito.
O julgamento acompanhou parcialmente o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que defendeu a cassação da chapa e a inelegibilidade do prefeito. Ainda é possível a apresentação de recurso às instâncias superiores da Justiça Eleitoral.
- Luciano Ferreira
- 21/06/2026
- Deixar Comentário

Neste domingo (21), o jovem líder político Daniel Pinheiro promoveu uma importante ação social nos povoados Barracas e Água Limpa, localizados na zona rural de São Vicente Férrer (MA). A iniciativa foi marcada pela entrega de diversas cestas básicas a famílias das comunidades, beneficiando moradores em situação de vulnerabilidade social.
A ação teve como objetivo contribuir para a segurança alimentar de dezenas de famílias e reforçar os laços de solidariedade com a população da zona rural. Durante a atividade, Daniel Pinheiro conversou com moradores, ouviu demandas locais e destacou a importância de iniciativas voltadas ao apoio das comunidades que mais necessitam de atenção.

Os moradores receberam as doações com gratidão e ressaltaram a relevância de ações sociais que ajudam a amenizar as dificuldades enfrentadas por muitas famílias. A iniciativa reforça o compromisso de Daniel Pinheiro com causas sociais e com o desenvolvimento humano das comunidades vicentinas.
Confira abaixo mais registros deste momento:







