- Luciano Ferreira
- 25/06/2026
- Deixar Comentário

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Hermínio da Farmácia destacou a aprovação do Projeto de Lei nº 05/2026, de sua autoria, que reconhece a Associação de Proteção Animal de Codó (APAC) como entidade de utilidade pública municipal.
Ao comemorar a aprovação da matéria, o parlamentar ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela instituição, liderada por Marilene, em defesa dos animais no município.

“Essa é uma conquista importante para a instituição, que realiza um trabalho muito importante, com muita dedicação e faz a diferença para a causa animal em nosso município. Agora o projeto segue para a sanção do prefeito e certamente contribuirá para fortalecer ainda mais as ações da associação e a defesa da causa animal em nosso município”, destacou o vereador.
Durante o pronunciamento, Hermínio também anunciou que a Corrida da FLACODÓ, programada para o dia 26 de julho, terá toda a renda revertida para a APAC, contribuindo com a manutenção das atividades desenvolvidas pela entidade e fortalecendo as ações voltadas à proteção animal em Codó.
Na sequência, o vereador chamou atenção para a necessidade de ampliar a estrutura destinada às operações de busca e resgate em rios e áreas alagadas da região. Ao citar casos recentes que resultaram em mortes, ele destacou as dificuldades enfrentadas pelas equipes durante as buscas e defendeu investimentos que garantam mais eficiência e rapidez nas ocorrências.
Segundo o parlamentar, em algumas situações foi necessário recorrer a embarcações particulares para auxiliar os trabalhos, evidenciando a necessidade de reforço na estrutura disponível para esse tipo de operação.
“O que vimos foi o sofrimento das famílias em busca de respostas. Precisamos garantir que as equipes tenham condições adequadas para atuar nesses momentos tão delicados”, afirmou.
Hermínio também reiterou que a estrutura do Rancho da Pesca permanece à disposição para colaborar com ações de resgate, oferecendo embarcações, apoio mecânico e suporte operacional quando necessário.
“Colocamos à disposição toda a estrutura necessária para colaborar, seja com embarcações, manutenção ou apoio operacional. O objetivo é contribuir para que os serviços sejam realizados da melhor forma possível e que a população tenha o atendimento que merece”, declarou.
Ao encerrar sua participação na tribuna, o vereador reforçou a importância da união entre o poder público, as instituições e a sociedade para fortalecer as ações de proteção à vida, segurança da população e defesa da causa animal em Codó.
- Luciano Ferreira
- 24/06/2026
- Deixar Comentário

A primeira-dama de Codó, Terezinha Buzar, recebeu na terça-feira (23) a Medalha do Mérito Legislativo Maria Aragão, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa do Maranhão. A solenidade foi realizada no Plenário Nagib Haickel e reuniu autoridades, amigos e familiares.

A homenagem foi proposta pela deputada estadual Dra. Helena Duailibe (Republicanos), aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa, por meio da Resolução Legislativa nº 1.500/2026. O reconhecimento destaca a trajetória de Terezinha Buzar, marcada pelo empreendedorismo, compromisso social e dedicação ao desenvolvimento humano no Maranhão.
Participaram da cerimônia o prefeito de Codó, Chiquinho FC, o deputado estadual Francisco Nagib, além de além de outras autoridades.

A Medalha Maria Aragão é destinada a personalidades que contribuem de forma relevante para a transformação social do estado, com atuação em áreas como cidadania, educação, saúde, justiça social, direitos humanos e valorização das mulheres.
Em seu pronunciamento, Terezinha Buzar agradeceu a homenagem e destacou o significado do reconhecimento.

“Recebo esta medalha com muita gratidão e alegria. Ela representa o reconhecimento de uma caminhada construída com trabalho, dedicação e compromisso com as pessoas. Agradeço à deputada Helena Duailibe e a todos os deputados por esta homenagem tão especial”, afirmou.
Ao longo de sua trajetória, Terezinha Buzar participou da consolidação do Grupo FC Oliveira, um dos maiores grupos empresariais do Maranhão. Paralelamente, desenvolve um trabalho voltado à responsabilidade social, especialmente por meio da Fundação FC Oliveira, que realiza ações de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.

Como primeira-dama de Codó, também tem contribuído para fortalecer iniciativas sociais e projetos de acolhimento que beneficiam comunidades em diversas regiões do município.
Ao receber a Medalha Maria Aragão, Terezinha Buzar passa a integrar o grupo de personalidades maranhenses reconhecidas por sua contribuição ao desenvolvimento social do estado, reafirmando uma trajetória marcada pelo trabalho, solidariedade e compromisso com a população.
Confira abaixo mais alguns registros deste momento:

- Luciano Ferreira
- 24/06/2026
- Deixar Comentário

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e instituições parceiras, realizará nos dias 02 e 03 de julho de 2026 a 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó. Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento acontecerá a partir das 8h, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A conferência representa um importante espaço democrático de diálogo, participação popular e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Durante os dois dias de programação, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da saúde, gestores e representantes da sociedade civil terão a oportunidade de debater desafios, apresentar sugestões e contribuir para o desenvolvimento de ações que impactem diretamente a qualidade da assistência oferecida à população.
O encontro será marcado por momentos de aprendizado, troca de experiências e deliberação de propostas que poderão nortear as políticas públicas municipais, além de subsidiar as etapas estadual e nacional das conferências de saúde.
O credenciamento dos participantes ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2026, das 8h às 13h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Augusto Teixeira, bairro São Sebastião. Poderão se credenciar delegados, convidados e demais participantes.
Um dos destaques da programação será a Conferência Magna, ministrada por Jamesson Ferreira Leite Junior, mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, que abordará o tema central do evento. Após a palestra, os participantes poderão contribuir em uma plenária de debates coordenada por representantes da sociedade civil e usuários do SUS.
As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos:
• Democracia, saúde como direito e soberania nacional;
• Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social;
• Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental;
• Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
No período da tarde, os participantes participarão de uma oficina terapêutica sobre técnicas de relaxamento e bem-estar, conduzida pela psicóloga Brenda Brito Ramos. Em seguida, serão realizados os trabalhos em grupos temáticos para elaboração e seleção de propostas que serão apresentadas e deliberadas em plenária.
A programação do primeiro dia será encerrada com a aprovação do relatório final das propostas e um momento de confraternização entre os participantes.
No dia 03 de julho, as atividades terão início com uma sessão de Terapia da Mente e do Corpo, conduzida pela terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Adélia Maria Machado Aguiar. Na sequência, ocorrerão a eleição dos Conselheiros Municipais de Saúde para o período 2026-2029 e a escolha dos delegados que representarão Codó na Conferência Estadual de Saúde.
A 13ª Conferência Municipal de Saúde reafirma o compromisso da gestão municipal com a participação popular, o fortalecimento do SUS e a construção de políticas públicas cada vez mais eficientes e inclusivas. A expectativa é reunir representantes de diversos segmentos da sociedade para contribuir com propostas que promovam avanços significativos na saúde pública de Codó.
Serviço
Evento: 13ª Conferência Municipal de Saúde de Codó
Tema: “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”
Data: 02 e 03 de julho de 2026
Horário: A partir das 8h
Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Credenciamento:
Datas: 29 e 30 de junho e 01 de julho de 2026
Horário: Das 8h às 13h
Local: Secretaria Municipal de Saúde
- Luciano Ferreira
- 24/06/2026
- Deixar Comentário

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Ibrahim Neto utilizou a tribuna para abordar temas de relevância social, como a proteção dos idosos, o combate às drogas e os benefícios da recém-inaugurada Praça São Pedro para a população codoense.
O parlamentar iniciou seu pronunciamento destacando o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. Ibrahim ressaltou a importância da data como forma de alertar a sociedade sobre casos de abuso, discriminação e maus-tratos enfrentados por muitos idosos. Segundo o vereador, é fundamental que familiares e cuidadores garantam atenção, carinho e acolhimento àqueles que tanto contribuíram para a formação das gerações atuais. “Precisamos cuidar dos nossos idosos para que eles tenham um envelhecimento digno, cercado de amor, respeito e atenção. Eles merecem todo o nosso reconhecimento e cuidado”, afirmou.
Nova Praça do Bairro São Pedro, mais um espaço para as famílias codoenses
Ao relacionar o tema à realidade do município, Ibrahim Neto destacou a inauguração da Praça São Pedro, entregue recentemente pela gestão do prefeito Chiquinho FC. Para o vereador, o novo espaço representa um importante ponto de convivência e lazer para a população, especialmente para os idosos. “Fiquei muito feliz ao ver muitos idosos aproveitando aquele espaço. É um ambiente onde poderão realizar atividades físicas, conversar, interagir com outras pessoas e desfrutar de momentos de lazer. Como morador da região de São Pedro, fico muito satisfeito em ver essa conquista para a comunidade”, declarou.
Poder público e sociedade unidos no combater as drogas
Em outro momento de sua fala, o parlamentar chamou atenção para o Dia Internacional de Combate às Drogas, ressaltando os impactos negativos que a dependência química provoca nas famílias e na sociedade. Ibrahim Neto enfatizou que o enfrentamento ao problema não deve ser responsabilidade apenas do poder público, mas também de toda a sociedade. “As drogas destroem vidas, comprometem a saúde mental, afetam as relações familiares e causam inúmeros prejuízos sociais. Cada cidadão pode contribuir para orientar, acolher e ajudar alguém a sair desse caminho”, destacou.
O vereador também fez referência ao trabalho desenvolvido em Codó por instituições que atuam na recuperação de dependentes químicos, citando o projeto liderado pelo Padre Orlando, que acolhe pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Para Ibrahim, iniciativas como essa merecem apoio e valorização da população, pois desempenham um papel fundamental na recuperação de vidas e no fortalecimento das famílias. Encerrando seu pronunciamento, o parlamentar desejou um bom trabalho aos colegas vereadores e reforçou a importância de ações coletivas voltadas à promoção da dignidade humana, da saúde e do bem-estar social no município.
- Luciano Ferreira
- 24/06/2026
- Deixar Comentário

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Teonilo do Garra destacou importantes obras executadas pela gestão municipal e chamou a atenção para os problemas enfrentados pela população em decorrência das constantes interrupções causadas pelos trens da Transnordestina na área urbana da cidade.
Importantes obras da Gestão Fé, Trabalho e Futuro
Inicialmente, o parlamentar parabenizou o prefeito Chiquinho FC pelos investimentos em infraestrutura e urbanização de diversos bairros do município. Teonilo ressaltou a inauguração da Praça no Bairro São Pedro, considerada por ele uma importante conquista para os moradores da região. “Depois de muitos anos de espera, hoje a população conta com uma praça bonita e bem estruturada. Além disso, várias ruas estão recebendo bloquetes e melhorias que garantem mais qualidade de vida para os moradores”, destacou.
O vereador também anunciou novas obras previstas para os bairros São Francisco e São Benedito. Segundo ele, diversas ruas do São Francisco receberão pavimentação asfáltica, enquanto no São Benedito serão realizadas intervenções na Avenida São Benedito, na Avenida Dr. José Anselmo e em várias travessas.
População clama por solução aos problemas causados pela manobra do trem no centro de Codó
Ao abordar outro tema, Teonilo do Garra manifestou preocupação com os inúmeros transtornos causados pela operação de manobra e permanência dos trens da Transnordestina parados no centro da cidade, principalmente nos horários de maior movimento. O parlamentar afirmou que tem recebido reclamações frequentes da população devido ao longo tempo em que as composições permanecem paradas, dificultando o deslocamento de motoristas, motociclistas e pedestres.
“O direito de ir e vir é garantido pela Constituição. No entanto, em Codó, muitas pessoas acabam perdendo compromissos ou enfrentando grandes atrasos porque os trens ficam parados por horas, justamente nos horários de pico, quando pais estão buscando seus filhos nas escolas ou trabalhadores estão se deslocando para suas atividades”, ressaltou.
Diante da situação, Teonilo sugeriu que a Câmara Municipal se mobilize para buscar uma solução junto à concessionária responsável pela ferrovia. Entre as propostas defendidas pelo vereador está a definição de horários específicos para a circulação, além de outro local, fora do perímetro urbano, para manobras e paradas dos trens, evitando maiores prejuízos à mobilidade urbana. “Precisamos unir forças e buscar providências. A população não pode continuar sendo prejudicada diariamente por essa situação. É necessário encontrar alternativas que reduzam os transtornos e garantam mais fluidez ao trânsito da nossa cidade”, concluiu o vereador.
- Luciano Ferreira
- 23/06/2026
- Deixar Comentário
Município se consolida no estado com o maior número de beneficiários inseridos no programa

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, realizou a entrega de 53 kits aos participantes do Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social, iniciativa do Governo do Estado do Maranhão voltada à promoção de oportunidades para os jovens maranhenses.
A cerimônia aconteceu no Salão Nobre da sede administrativa do município e contou com a presença do prefeito Chiquinho FC (PT), do secretário municipal da Juventude, Valdeci Calixto, além dos jovens beneficiados pelo programa.

O Programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social é desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), e tem como objetivo proporcionar experiência profissional a estudantes e jovens em início de carreira por meio de estágios em órgãos públicos estaduais e municipais.
Na edição de 2026, Codó alcançou um importante destaque estadual ao ocupar o primeiro lugar entre os municípios do interior do Maranhão em número de participantes. Atualmente, mais de 80 estagiários estão atuando em repartições estaduais e municipais, consolidando o município como o maior beneficiário do programa entre as cidades do interior maranhense.

Com duração de 10 meses, o estágio oferece uma bolsa mensal de R$ 600 aos participantes, que desenvolvem atividades de apoio nos órgãos públicos, adquirindo conhecimentos práticos e experiência profissional.
Durante o evento, o prefeito Chiquinho FC destacou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado para ampliar as oportunidades destinadas à juventude codoense. Na ocasião, ele agradeceu ao governador Carlos Brandão pelo apoio e compromisso com as políticas públicas voltadas para os jovens.
“O Programa Trabalho Jovem representa uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho, permitindo que nossos jovens adquiram experiência profissional e ampliem suas perspectivas para o futuro”, destacou o gestor municipal.
De acordo com a Secretaria Municipal da Juventude, o programa representa, para muitos jovens, a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, contribuindo para a formação profissional e para o desenvolvimento de novas habilidades.
A entrega dos kits simboliza mais uma etapa do compromisso da gestão municipal e do Governo do Estado com a valorização da juventude, fortalecendo políticas públicas que promovem inclusão, qualificação e geração de oportunidades para os jovens codoenses.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó
- Luciano Ferreira
- 23/06/2026
- Deixar Comentário

O pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PSOL, Enilton Rodrigues, foi o entrevistado do quadro Conversa Franca, apresentado pelo jornalista Genivaldo Cobra. Durante a entrevista, ele compartilhou sua trajetória pessoal, falou sobre educação, política e os desafios enfrentados ao longo da vida.
Natural de Arame, Enilton relembrou as dificuldades de acesso à educação nas décadas de 1960, 1970 e 1980, período em que, segundo ele, estudar ainda era um privilégio para poucos brasileiros. Neto do paraibano Sebastião Lourenço, natural de Campina Grande, o pré-candidato contou que conseguiu concluir os estudos apenas até a antiga 8ª série (atual 9º ano) em sua cidade natal.
Filho de trabalhador rural, Enilton destacou que foi o primeiro entre os irmãos a prestar vestibular para uma universidade federal. Ele afirmou ter sido vítima do descaso histórico com a educação pública e ressaltou que, em sua juventude, havia poucas políticas públicas voltadas para a área.
Ao comentar sua trajetória, relatou que se mudou para Brasília no ano 2000, onde concluiu o Ensino Médio e, posteriormente, formou-se em Engenharia pela Universidade de Brasília.
Durante a entrevista, Enilton também elogiou políticas educacionais implementadas durante os governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando a importância de iniciativas que ampliem o acesso à educação para a população de baixa renda.
Ao explicar sua entrada na política, afirmou que as transformações individuais são importantes, mas que mudanças mais amplas e estruturais dependem da participação política. Ele também esclareceu que nunca foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), tendo mantido sua trajetória partidária exclusivamente no Partido Socialismo e Liberdade. Segundo ele, embora existam divergências entre PSOL e PT, também há pontos de convergência em pautas de interesse social.
Confira a entrevista na íntegra disponibilizado no canal do YouTube do portal do Marcos Freitas:
- Luciano Ferreira
- 23/06/2026
- Deixar Comentário

O futebol feminino de Codó viveu um momento especial com a realização de uma avaliação técnica conduzida pelo professor Rondinelli, representante da equipe feminina da Ferroviária de Araraquara, uma das maiores referências da modalidade no Brasil. A iniciativa reuniu jovens atletas codoenses em busca de uma oportunidade de mostrar seu talento e, quem sabe, dar um importante passo rumo ao futebol profissional.
Durante o evento, autoridades, apoiadores e representantes do esporte local destacaram a importância da ação para o fortalecimento do futebol feminino no município. O vereador Nunes do Náutico agradeceu a presença da equipe da Ferroviária e ressaltou o empenho de todos os envolvidos na realização da avaliação. “Quero agradecer ao professor Rondinelli por se mobilizar e vir de Araraquara até Codó para realizar esse trabalho com nossas meninas. Sabemos das dificuldades e da necessidade de ampliar as oportunidades para o futebol feminino. Estamos abrindo portas e criando novas perspectivas para essas atletas”, destacou.
Revelando os talentos codoenses
O professor Rondinelli elogiou a qualidade das jovens atletas avaliadas e reforçou o compromisso da Ferroviária em identificar novos talentos pelo país. Segundo ele, o clube mantém um projeto de observação técnica que busca oportunidades para meninas que sonham em construir uma carreira no esporte. “O que vimos aqui foram atletas de qualidade e um trabalho muito bem desenvolvido. Tudo isso contribui para o crescimento do futebol feminino. Já tivemos a experiência de contar com uma atleta de Codó em nosso clube e esperamos que outras meninas também possam alcançar esse objetivo”, afirmou.
A iniciativa contou ainda com o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, reconhecidos pelo incentivo às ações esportivas no município. O evento reforça o compromisso de promover o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e geração de oportunidades para a juventude codoense.
A avaliação representa mais um passo importante para o fortalecimento do futebol feminino em Codó, incentivando novas atletas a acreditarem em seus sonhos e mostrando que, com dedicação e apoio, é possível alcançar grandes conquistas dentro e fora dos gramados.
- Luciano Ferreira
- 23/06/2026
- Deixar Comentário

A Justiça condenou, na madrugada desta terça-feira (23), Jordélia Pereira Barbosa a 66 anos de prisão em regime fechado pelo envenenamento que provocou a morte de duas crianças e deixou uma mulher gravemente ferida em Imperatriz, no Maranhão.
O caso teve grande repercussão após as vítimas consumirem um ovo de Páscoa contaminado com chumbinho, enviado à residência da família em abril do ano passado. Morreram Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos. A mãe das crianças, Mírian Lira, também ingeriu o chocolate, ficou internada por vários dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas sobreviveu.
Segundo a sentença, o crime foi motivado por ciúme e vingança. Jordélia era ex-companheira do homem que mantinha relacionamento com Mírian na época dos fatos.
Durante o julgamento, a Justiça reconheceu as qualificadoras de motivo torpe, uso de veneno, dissimulação e o fato de as vítimas serem menores de 14 anos. Além da pena de prisão, foi determinada indenização por danos morais aos familiares das vítimas.
O juiz também manteve a prisão preventiva da condenada, determinou o cumprimento imediato da pena e negou o direito de recorrer em liberdade.
Relembre o caso
De acordo com as investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Maranhão (MPMA), Jordélia teria planejado o crime com antecedência. Ela saiu de Santa Inês com destino a Imperatriz, hospedou-se em um hotel utilizando identidade falsa e contratou um motoboy para entregar os chocolates à família.

Os ovos de Páscoa foram enviados acompanhados de um bilhete com a mensagem: “Com amor para Mirian Lira. Feliz Páscoa!!!”. Após consumirem o produto, as vítimas passaram mal e foram encaminhadas para atendimento médico.
As investigações apontaram que o chocolate continha chumbinho, substância tóxica utilizada ilegalmente como raticida. Presa desde 2025 em uma unidade prisional feminina de São Luís, Jordélia respondeu por dois homicídios qualificados e uma tentativa de homicídio.
Em depoimento, ela admitiu ter comprado e enviado o ovo de Páscoa, mas negou ter colocado veneno no produto. A versão, entretanto, foi rejeitada pelas autoridades responsáveis pela investigação e pelo julgamento.
Fonte: G1 MA
- Luciano Ferreira
- 22/06/2026
- Deixar Comentário

O fortalecimento da participação feminina no agronegócio foi tema de uma importante reunião das Mulheres do Agro de Codó, que reuniu lideranças estaduais, representantes de entidades do setor e mulheres empreendedoras em um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da categoria.
A programação teve início às 18h30, com a recepção das participantes e abertura oficial do evento. Na ocasião, foram abordados temas sobre a importância da atuação das mulheres no desenvolvimento do agronegócio e a necessidade de ampliar espaços de representatividade e fortalecimento da classe.

Entre as autoridades e representantes convidadas para a abertura estavam Raimundo Coelho, presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR; Iedo Barros, presidente do SINCODO; Christiane Gadelha, assessora especial da SAGRIMA; Keyssiane Soeiro, vice-presidente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro; Inalda Béder, presidente da Comissão de Codó; e Shirley Bruzaca, representante da Ação Pela Cidadania – Natal Sem Fome.
Uma verdadeira transformação no campo
O presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, destacou a trajetória de mobilização que vem sendo construída no estado, a partir da criação de comissões femininas em sindicatos rurais e da articulação promovida pelo Sistema FAEMA/SENAR, em parceria com a CNA. Ele afirmou que o movimento o movimento representa uma verdadeira transformação no campo.
“É um orgulho para mim, toda vez que eu vou em encontros das mulheres do agro. Neste momento, nós estamos aqui nesse encontro das mulheres do agro de Codó. Aí me faz lembrar, enquanto a gente teve a ideia de formar uma comissão das mulheres do agro em cada sindicato do estado do Maranhão. Com isso, nós levamos uma boa amostra das mulheres do agro do estado do Maranhão para uma discussão e boas palestras em São Luís, momento em que foram escolhidas as representantes do Maranhão na organização das mulheres do agro, na comissão das mulheres do agro estadual para Brasília. Então, uma delas está aqui, que é a Keisianne, ao lado das representantes das comissões e da nossa presidente Inalda, aqui de Codó, que estão fazendo uma revolução”, afirmou
A programação contou ainda com apresentações institucionais, espaço para diálogo e um momento especial dedicado à filiação ao SINCODO. Durante essa etapa, foram apresentados os benefícios e as oportunidades oferecidas às novas associadas, além da disponibilização de formulários e orientação para as interessadas em integrar a entidade.

Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó – A Força Jovem no Agro
O encontro também apresentou registros fotográficos, produção de vídeos para divulgação do Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó – A Força Jovem no Agro e a realização da tradicional foto oficial do grupo Mulheres do Agro de Codó, simbolizando a união e o espírito colaborativo das participantes.

“Hoje aqui reunimos a Comissão das Mulheres do Agro de Codó, um momento importante para que as mulheres possam fazer parte oficialmente do sindicato dos produtores rurais de Codó e nós temos a nossa comissão oficializada pela FAEMA Senar ligada a CNA. Esse foi um momento também de participação das mulheres na construção do nosso encontro regional e é o que acontecerá na 52ª ExpoCodó, este evento que é o Encontro Regional das Mulheres do Agro acontecerá em 5 de agosto, e mostrando que as mulheres estão engajadas, estão participando e se preparando para acolher todas as mulheres que vêm de outras comissões para participar deste evento aqui conosco. É um momento especial, para pensar o futuro da Comissão das Mulheres do Agro de Codó, que cada vez mais avançar”, declarou Inalda Beder, presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Codó.
Encerrando a programação, foi servido um lanche de confraternização, proporcionando um ambiente de interação, troca de ideias e fortalecimento dos laços entre as mulheres que contribuem diariamente para o crescimento do agronegócio no município e na região. O evento reafirmou o compromisso das entidades organizadoras com a valorização do protagonismo feminino e com a construção de uma rede cada vez mais forte e participativa no setor agropecuário.






