Sistema FAEMA/SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais realizam oito cursos durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMA Campus Codó

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sistema FAEMA/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) participaram ativamente da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA – Campus Codó, promovendo uma importante ação de capacitação e difusão de conhecimentos voltada ao fortalecimento do setor agropecuário e à promoção de práticas inovadoras no campo.

Ao longo do evento, foram realizados oito cursos de formação profissional rural, contemplando diferentes áreas do agronegócio e da produção sustentável. O mobilizador de cursos do FAEMA/SENAR em Codó, Elias Araújo, destacou a importância da iniciativa. “Fico muito feliz com a participação expressiva dos alunos. Isso fortalece ainda mais nossa parceria institucional com o IFMA e reforça o compromisso do SENAR e do SINCODÓ com a formação continuada e o fortalecimento da agricultura familiar e empresarial da região.”

Parceria fortalece a formação técnica e o desenvolvimento do setor agropecuário em Codó

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA foram oferecidos os cursos de:

1. Pilotagem de Drones – 2 turmas (27 a 29/10 e 30/10 a 01/11)

2. Produção de Conservas Vegetais, Compotas e Frutas Cristalizadas/Desidratadas (29 a 31/10)

3. Alimentação Alternativa (29 a 31/10)

4. Cultivo de Hortaliças Folhosas – 2 turmas (29 a 31/10 e 30/10 a 01/11)

5. Análise e Classificação de Grãos de Soja e Milho (28 a 31/10)

6. Apicultura – Manejo de Abelhas sem Ferrão (29 a 31/10)

7. Bovinocultura – Manejo Alimentar (29 a 31/10)

8. Apicultura Básica (29 a 31/10)

Comunidade acadêmica enaltece a parceria 

A professora Maria Christina, do IFMA Campus Codó, ressaltou o impacto positivo da parceria: “Gostaria de agradecer ao SINCODÓ e ao SENAR-MA pela parceria e pela oferta desses cursos de capacitação, que despertam o interesse de produtores, alunos e da comunidade em diversas áreas de produção, transformação e tecnologia. Que possamos realizar ainda mais cursos como esses para a população codoense. Nosso muito obrigada!

Já a professora Isabela destacou a relevância dos cursos voltados à área de alimentos. “A participação do SENAR com os cursos de Alimentação Alternativa e Produção de Conservas, Doces e Compotas abrilhantou o evento. Os alunos aprenderam na prática os processos de preparo dos alimentos e receberam material impresso para facilitar a reprodução. As instrutoras foram muito atenciosas e altamente capacitadas. Certamente, uma contribuição que soma conosco em levar educação de qualidade para a comunidade de Codó.

O instrutor do SENAR Maranhão, Flávio Eduardo Saraiva de Araújo, também expressou gratidão pela parceria: “Agradeço ao senhor Elias, do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, pela valiosa parceria e mobilização na realização do curso Bovinocultura de Corte – Manejo Alimentar. Seu apoio foi fundamental para o sucesso da capacitação e para a formação dos futuros engenheiros agrônomos.”

Compromisso com o desenvolvimento rural

Para o presidente do SINCODÓ, Iedo Barros, o evento reafirmou o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento do setor rural, a inovação tecnológica e a formação técnica de qualidade para produtores, estudantes e toda a comunidade de Codó e região.

Realmente estamos muito felizes, pois pelo terceiro ano consecutivo fomos parceiros do IFMA Codó neste grande evento, que integra o calendário nacional de divulgação científica. Nesta edição, o tema central foi “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no seu território”, em sintonia com os desafios ambientais contemporâneos e o fortalecimento da cultura científica local. Os alunos puderam aproveitar uma programação muito rica em palestras, minicursos, oficinas, exposições científicas, gincanas, rodas de conversa e atividades comemorativas voltadas a estudantes, servidores e à comunidade externa. Agradeço e parabenizo a todos pela realização de mais esta edição. A todos do Campus IFMA Codó, com a colaboração de docentes, discentes e aos profissionais das instituições parceiras, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ)”, concluiu o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE