
O prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), anunciou nesta quarta-feira (22) importantes medidas voltadas à valorização dos servidores efetivos da educação municipal. Em entrevista ao programa “Cidade Notícias”, da rádio FC FM, o gestor, acompanhado do secretário municipal de Educação, Ricardo Torres, comunicou a antecipação do pagamento da segunda parcela do 13º salário dos professores efetivos e a liberação das progressões funcionais, reforçando o compromisso da gestão com o servidor público e com o fortalecimento da rede educacional.
Cumprindo um compromisso assumido ainda durante a campanha, o prefeito confirmou a liberação das Progressões dos profissionais efetivos da educação, respeitando o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) — direito que havia sido suspenso na gestão anterior.
As progressões representam avanços na carreira que geram acréscimo salarial e reconhecimento profissional, podendo ocorrer de duas formas:
• Horizontal, por tempo de serviço;
• Vertical, por mérito ou titulação (como a obtenção de especialização, mestrado ou doutorado).
_“Existe um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, que é um instrumento básico de valorização para o professor, principalmente para o supervisor e para os servidores efetivos em geral. Quando a progressão não acontece, especialmente quando o servidor estudou e apresentou uma nova qualificação, isso gera desestímulo. Sem a progressão, o servidor não tem a motivação necessária para continuar a lutar pela educação”_, destacou o secretário Ricardo Torres.
Além das progressões, outro avanço destacado pelo prefeito foi a liberação de Licenças Prêmio — benefício que também não vinha sendo concedido na gestão passada. Somente entre janeiro e outubro deste ano, 118 servidores efetivos da educação foram contemplados.
A Licença Prêmio é um direito do servidor público efetivo que garante até três meses de afastamento remunerado a cada cinco anos de serviço ininterrupto, como forma de reconhecimento pela assiduidade e dedicação. O benefício também pode, em alguns casos, ser convertido em valor indenizatório, conforme previsto na legislação municipal.
Outro anúncio que animou a categoria foi a antecipação da segunda parcela do 13º salário, que, tradicionalmente paga até o dia 20 de dezembro, será depositada já no próximo dia 28 de outubro. A primeira parcela havia sido quitada em julho, demonstrando a responsabilidade da atual administração com o funcionalismo público.
_“Codó hoje vive um novo tempo, em que a sociedade está sorrindo por ter o suporte da nossa gestão com muita responsabilidade. O município conta com o apoio do Governo Federal, do deputado estadual Francisco Nagib e de muitas outras parcerias. Quero agradecer à população de Codó e reforçar que podem contar conosco, porque muitas coisas boas ainda serão feitas na cidade”_, afirmou o prefeito Chiquinho FC.
Com os anúncios, a Prefeitura de Codó reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores da educação, fortalecendo o ensino público, a motivação dos profissionais e o desenvolvimento educacional do município.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Codó






