Cerimônia em Codó (MA) celebra a expansão dainternet de alta velocidade para mais de 10 mil escolas públicas em todo o país
O Projeto Aprender Conectado celebra a marca de 10 mil escolas públicas conectadas à internet de alta velocidade com uma visita à Unidade Escolar Renê Bayma, em Codó (MA), no dia 16 de outubro de 2025, às 15h20.
O evento contará com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, do ex-ministro Juscelino Filho e dos diretores da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace): Flávio Santos (diretor-geral), Gina Duarte (diretora administrativo-financeira), Jhon Ribeiro (diretor de Comunicação e RI) e Matheus Belin (diretor de Operações).
A visita celebra o avanço do programa que tem transformado o cenário da conectividade escolar no país. Desde o início das operações, o Aprender Conectado vem ampliando o acesso à internet em escolas públicas de norte a sul do Brasil, com destaque para Norte e Nordeste, que concentram o maior número de escolas rurais conectadas.
Atualmente, 4.864 escolas da região passaram a contar com internet de alta velocidade, beneficiando 532.091 estudantes em comunidades rurais, quilombolas e tradicionais. No Maranhão, já são 1.745 escolas conectadas, sendo 1.613 em áreas rurais.
O Aprender Conectado integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), que já conectou mais de 90 mil escolas públicas e tem como meta chegar a 138 mil até 2026.
A Eace é responsável pela execução do projeto, que responde por 40 mil dessas escolas, utilizando tecnologias de fibra óptica ou satélite para alcançar áreas de difícil acesso. A celebração em Codó representa um passo simbólico no esforço de inclusão digital de milhões de estudantes brasileiros.
Sobre a EACE
A Eace é a administradora da Conectividade de Escolas, dedicada a promover o acesso à internet de qualidade em instituições de ensino público em todo o Brasil. Através de iniciativas como o programa Aprender Conectado, a Eace busca impulsionar a inclusão digital e educacional, transformando a realidade de milhões de estudantes e educadores.
Serviço
Unidade Escolar Renê Bayma – Rua Honorino Silva, bairro São Francisco, Codó (MA)
16 de outubro de 2025, 15h20